quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Segredo da Serpente


Uma fábula transgressora


Oi gente, sou a serpente. Isso mesmo, a serpente, aquela do paraíso. O paraíso é muito lindo! Como é bom viver aqui, eternamente. Não sentimos fome, nem frio, nem sede. Tudo aqui é perfeitamente perfeito.

Somos uma grande família, todos vivemos juntos, os outros seres e eu, é, isso mesmo, aqui está repleto de seres. Não tem sol nem lua, nem nuvens nem vento, aqui é o paraíso, onde tudo é divino. Na verdade eu não devia, mas vou lhes revelar um segredo.

Mas prestem bem atenção!

Caso não queiram escutá-lo,

parem agora mesmo!

Ou será tarde demais...

Em primeiro lugar está o todo-poderoso, foi tudo idéia dele, digo, a criação de tudo, do Universo. Ele manda, e é bom obedecer. Mas vocês querem mesmo saber? Algumas coisas são assim, como eu poderia dizer..., um pouco diferentes. Os seres, embora pareçam iguais em termos de inteligência, na verdade não são. Não contem isso para ninguém, ou nem sei o que poderia acontecer comigo, deus me livre!

Vivemos todos em perfeita harmonia. Leões e zebras dormem lado a lado; águias e ratos conversam animadamente; até os peixes aparecem para brincar e saber das novidades, que por aqui também há. Porem existe um ser estranho (ser humano), que vive muito só, anda desanimado, parece desassossegado, talvez por não estar acompanhado.

Ontem à noite, enquanto todos dormiam, presenciei um ato de puro amor. Nosso chefe, o todo-poderoso, ficou dele apiedado e dois anjos enviou, muito habilidosos, que lhe retiraram uma costela e dela fizeram seu par!

Adão (este é o nome do tal ser) então acordou, e não podia acreditar! Ali, bem a seu lado, uma mulher dormia! Ela também acordou assustada, mas logo os tranqüilizei, e lhes expliquei o fato ocorrido. Eva é seu nome, e, devo admitir, uma beleza de fêmea!

Porém, algum tempo depois, um dia ou dois, escutei um assobio. Rastejei até o muro, e, do lado de fora o anjo caído me chamava, é, aquele mesmo, com fama de mau; ele então jogou um bilhete com algumas instruções:

– Cara serpente, faça um favor, leve Eva até a árvore e lhe dê uma maçã.

Só isso?

– Porquê?

Perguntei curiosa.

Ele então me revelou baixinho, para que mais ninguém escutasse, que era o fruto proibido!

Ah! pensei, será tão bom assim?

Mas era pedido de anjo, e não podia recusar. Só que, como boa serpente, rastejei novamente e na árvore subi. Tão curiosa fiquei que a maçã eu mesma comi. E então...

Meu deus! Que poder!

Repentinamente pude tudo entender!

Fiquei sapientíssima!

Corri então até o Olimpo, que fica aqui ao lado, chamei a deusa Fama e cochichei ao ouvido: – A mulher de Adão, Eva, comeu a maçã!

Logo, de seu palácio de mil janelas, mil bocas saíram, e, de ouvido em ouvido, ela espalhou o ocorrido.

Num instante a notícia correu por todo o paraíso, e o Criador, ao saber de tal desobediência, não pensou duas vezes, e, sem nenhuma dúvida, os expulsou do paraíso! Foram então os dois lançados num planeta distante, pequeno e desabitado. Lá se estabeleceram e passaram a viver, o que significa que um dia irão morrer; por causa do meu pecado.

Muito amor fizeram sob o céu de estrelas brilhantes e, nas noites de lua cheia dormiam bem abraçados. Nasceram muitos filhos daquele casal apaixonado, tantos que, depois de alguns milênios, o mundinho ficou superlotado.


A história deles continua, mas sinceramente, com tudo que vejo daqui, eles estão indo mal, muito mal. Estão se aniquilando, e a todos os animais, peixes e vegetais. Como são estúpidos estes seres! Bem fez o chefe em despachá-los daqui, pois até hoje os homens não conseguiram entender que, para sobreviver, precisam se unir.


Não digam a ninguém o que lhes contei,

este é nosso segredo, a outros nunca revelei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário